sexta-feira, 3 de junho de 2011

Pesquisa

Design de produto O design de produto, ou desenho industrial, dedica-se à produção de objectos. O objectivo de um designer de produto é a criação de um objecto funcional e atractivo, tendo em conta as vertentes económicas, políticas e sociais do público a que o produto é dirigido.

 São normalmente produtos relacionados com a vida quotidiana. Estes produtos podem ser os mais variados, desde mobiliário, electrodomésticos, acessórios de cozinha, carros, etc.

É necessário atender a variados factores. O primeiro é a funcionalidade. Um produto que não seja funcional não será adquirido pelo público.
Claro que a função estética tem um valor importante, mas desde que não prejudique a funcionalidade do objecto. Por exemplo, um armário lindíssimo, mas com uma grande área de ocupação e sem espaço de arrumação não seria escoado pelo mercado. Também os materiais utilizados e a mão-de-obra necessária são um ponto a considerar. Espera-se que seja um produto economicamente viável para a empresa que o produz e por é necessário que seja um objecto competitivo no mercado em que será lançado.




Caneta BIC Cristal, exemplo clássico de design de produto.


~



A função Estética
A função estética diz respeito aos aspectos fisiológicos, que podem ser traduzidas pela satisfação dos sentidos da pessoa que o utiliza.
A cor, a forma de como é feito, para que serve, etc, são aspectos a ter em conta para chamar a atenção do seu observador.










Função Prática
A função prática envolve a antropometria, a usabilidade, e a prática do objecto. O principal objecto da prática é criar funções e formas adequadas para que o objecto  possa satisfazer as necessidades do seu observador.







Função Simbólica
É a mais complexa das funções comunicativas do produto. As dificuldades na abordagem das funções simbólicas na prática da profissão de design segundo Burdek (2002) são apresentadas na ausência de um “dicionário de significados” para os produtos. Nem há qualquer regra como a estética formal, ou precedente empírico como no campo de funções. Esta claro que o significado simbólico só pode ser extraído de um contexto sociocultural em questão. As funções são orientadas principalmente para o próprio produto, no entanto as funções simbólicas funcionam como mensagens de volta










Óscar Diaz

O conjunto de talher, feito de garrafas plásticas pelo Designer Oscar Diaz, é chamado de "encontrado", utiliza como base garrafas plásticas, os talheres são recortados e cobertos por cobre estanho e um revestimento metálico. A colher, garfo e faca foram todas feitas com garrafas encontradas em supermercados locais, a utilização dessas formas para os talheres, foi o fato de ficar mais fácil a sua utilização.
O processo de criação começa no supermercado onde as garrafas são selecionadas por suas curvas para a melhor utilização da garrafa e da forma dos talhares, fazendo assim que ela exerça a função que lhe foi dada, a sua função prática.








Antonela e Dada Bruno Sala

Os móveis de papelão feitos pelos desenhistas industriais Antonela e Dada Bruno Sala, onde os móveis possuem várias formas, como neste conjunto de espreguiçadeiras, mesas e cadeiras. Os desenhistas deram uma segunda chance aos papelões, fazendo-os escapar do aterro, assim sendo reaproveitado como móveis, uma boa idéia pois o papelão é leve, dobrável , facilmente recicláveis ​​e biodegradáveis, mais importante, muito barato e prontamente disponível material.
Os móveis são feitos a partir de tubos de cartão de 30cm de largura, que são cortadas e lixadas antes de deslizar em armações feitas de compensado ou OSB recicladas.
Após os tubos são colados um ao outro, o produto é coberto com um verniz hidro e claro que preservando cada peça, com essa idéia os criadores, contribuem para um mundo onde menos lixo é produzido.

















2 comentários:

  1. sergiopauloferreira-@hotmail.com caso fassam cadeiras ou cadeiroes de madeira poderia me contactar , ou mesmo se sabe de algume que faz obg

    ResponderEliminar
  2. sergiopauloferreira-@hotmail.com caso fassam cadeiras ou cadeiroes de madeira poderia me contactar , ou mesmo se sabe de algume que faz obg

    ResponderEliminar